Começamos cedo. Tínhamos que estar em Utrech às 10 horas para uma reunião com todos os participantes de HOPE Exchange Programme na Holanda. Saímos de Zwolle ás 7:45 para uma viagem de 2 horas.
Foi muito engraçado conhecer os outros participantes. No total somos 11: Athanasia (Grécia), Denise (Inglaterra), Brenda (Inglaterra), Beatriz (Espanha), Juan (Espanha), Loduvina (Aústria), Yilmaz (Suiça), Karolina (Polónia), Connie (Dinamarca), Aide (Lituânia), Catarina (Portugal). É um grupo muito jovem e a primeira coisa que fizemos foi trocar os contactos… Isto promete!!
(o grupo de participantes do HOPE Exchange Programme na Holanda 2008 - falto eu que estava tirar a foto)
De manhã, o coordenador nacional da Holanda, Hans de Boer, fez uma apresentação sobre o sistema de saúde na Holanda. Tem algumas coisas semelhantes e outras bastante diferentes das Portuguesas. Ainda não sei bem qual é melhor, o nosso ou o deles…
De tarde, o Director de IT da Isala Clinics fez uma apresentação sobre o papel do IT no desenvolvimento de cuidados de saúde. Foi uma surpresa, em algumas coisas estamos mais avançados que eles… Por exemplo: só agora é que têm a imagem dos RX informatizada… Mas no geral, estão um passo à frente.
Tivemos depois uma “parte social” do dia em que passeamos de barco pelos canais de Utrech. É tudo bastante diferente de Portugal. Deu para conhecer melhor os outros participantes e para combinamos visitas juntos.
Uma nota bastante positiva. O Coordenador Holandês, Hans de Boer, ouviu falar de um hospital em Portugal que é gerido por uma empresa privada que é mesmo muito bom e que é visto como um caso exemplar de sucesso. Fiquei super orgulhosa quando lhe disse que era o meu… No fundo, é a imagem internacional que o nosso trabalho tem… Acho que devemos todos ficar bastante orgulhosos porque é o trabalho da espectacular da equipa que o hospital tem e com a qual eu tenho o prazer de trabalhar.
1 comentário:
Viva nós!
Enviar um comentário